quinta-feira, 19 de março de 2009

REGULAMENTO DO CIRCUITO 2009!!!!!!!!!

Circuito de Xadrez das Escolas Públicas de Sergipe 2009
Regulamento do Circuito
DO OBJETIVO

Art.. 1º - A Competição de Xadrez do I CIRCUITO DE XADREZ DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SERGIPE, uma iniciativa do DEF/SSED, será baseada nas Regras Oficiais de arbitragem da Federação Internacional de Xadrez e as demais Normas contidas neste Regulamento e tem como objetivo Promover a prática do xadrez nas escolas públicas de Sergipe através de um circuito de torneios de xadrez, composto por uma série de etapas realizadas ao longo do ano nas escolas públicas(estaduais,municipais e federais) de Sergipe.
DA ORGANIZAÇÃO

Art.. 2º - A Comissão Técnica - CT é responsável pelas questões técnicas do circuito.
Art.. 3º - A CT é composta por Membros Anuais (1 representante de cada entidade realizadora de uma etapa - ER) e Membros Permanentes ( 1 representante do NEX, 2 representantes da SEED).
Art.. 4º - Os representantes na CT das escolas que realizarão as etapas atuarão efetivamente após sua proposta haver sido aceita pelos membros anuais da CT.

Art.. 5º -As questões administrativas e financeiras do CXEPSE são de responsabilidade do CT.

Art.. 6º- Após o término de cada etapa, a Comissão Técnica terá 48h para homologar os resultados.

Art.. 7º - As escolas interessadas em realizar uma etapa deverão formalizar este interesse junto a CT, comprometendo-se a cumprir as condições estabelecidas.

Art.. 8º - O número de atletas inscritos: por escola e por categoria ,será decidida pela CT, conforme a disponibilidade de material( jogos e relógios) e a estrutura do local do evento.

Art.. 9 - Em cada etapa, os regulamentos do circuito deverão estar em edital no local do evento.

Art.. 10- Após o término de cada etapa, os árbitros deverão passar os resultados para a CT que homologará os resultados.
DAS INSCRIÇÕES

Art.. 11- As escolas públicas(estaduais,municipais e federais) interessadas em participar do Circuito poderão inscrever-se com os organizadores do evento no período indicado na ficha de inscrição.

Art.. 12- Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição para todo o circuito.

Art.. 13 - Cada escola poderá inscrever em sua equipe até 03(três) enxadristas por categoria e sexo. Todos os alunos deverão estar freqüentando regularmente a escola.
DAS CATEGORIAS

Art. 14- A Competição será realizada em 03 (tres) categorias (Infantil,Juvenil e Adulto), nos sexo masculino e feminino, obedecendo as seguintes faixas etárias:
Categoria “Infantil” – até 14 (catorze) anos (nascidos até 1995).
Categoria “Juvenil” – de 15 (quinze) a 17(dezessete)anos, nascidos de 1992 a 1994.
Categoria “Adulto” -(nascidos de 1900 a 1993 ).
DO CAMPEONATO DE XADREZ

Art. 15 - O Campeonato de Xadrez será disputado na seguinte prova:Xadrez Rápido individual;
Parágrafo Primeiro - As Escolas serão representadas por até 03 (tres) atletas/alunos . Nos Matchs, o primeiro tabuleiro de cada equipe não poderá estar vago.
Art. 16 - O Campeonato terão o seguinte tempo de reflexão:Xadrez Rápido com ritmo de 20min para cada jogador com uso de relógio.
Art. 17 - As equipes e jogadores que não se apresentarem dentro do prazo de tolerância, perderão por ausência, sendo eliminados da Competição.
Art. 18 - O Sistema de Disputa será o seguinte: Até 05 (cinco) Equipes – Sistema Schuring em turno único; Mais de 05 (cinco) Equipes – Sistema Suíço em 05 (cinco) rodadas.
Art. 19 - Os pontos conquistados pelos adversários de um concorrente, no Sistema Suíço ou Schuring, que foram eliminados ou desistentes, permanecerão computados.

Art. 20 - Critérios para o Sistema de Desempate, para determinação das premiações individuais e por escola, serão dirimidos como segue:
Parágrafo Primeiro - Em Competição realizada pelo Sistema Suíço;
Milésimos Medianos;
Milésimos Totais;
Maior Índice Sonneborn-Berger;
Pontuação Progressiva Acumulada; Sorteio
Parágrafo Segundo - Em Competição de Xadrez por Equipes realizada pelo Sistema Schuring;
Maior índice Sonneborn; Confronto direto;
Maior número de vitórias ;
Maior número de vitórias com negras;
Sorteio.
Art. 21 - Os participantes deverão apresentar-se devidamente uniformizados, assim como apresentar a Carteira de Identidade (original).
Art. 22 - A classificação final da cada Etapa do Circuito de Xadrez, para as respectivas categorias e sexos, dar-se-á pela soma dos pontos obtidos na competição pelos atletas.
Art. 23 - A Contagem de Pontos será dentro da seguinte Tabela de Pontuação:
1º Lugar - 14 pontos
2º Lugar - 11 pontos
3º Lugar - 08 pontos
4º Lugar - 06 pontos
5º Lugar - 03 pontos
6º Lugar - 01 ponto
Art. 24 - Para a formação da pontuação geral por escola serão considerados a cada etapa o somatório dos pontos dos competidores masculino e feminino em cada uma das categorias individuais correspondentes.
Art.25- Em caso de empate na Classificação Final, entre dois ou mais Estabelecimentos de Ensino, será utilizado para o desempate, a melhor classificação obtida pelas equipes na ordem das etapas;
Art. 26 - Na competição cada jogador inscrito deverá levar um relógio, um tabuleiro e um jogo de peças.
DA REUNIÃO TÉCNICA

Art. 27 - Serão entregues no dia da Reunião Técnica os emparceiramentos das primeiras rodadas.
Parágrafo único. O emparceiramento, será feito através do Programa SWISS PERFCT
DA PREMIAÇÃO

Art. 28 - Apenas os 3 melhores colocados em cada categoria e naipe receberão premiação.

Art. 29 - O Campeão Geral do Circuito será aquele que obtiver o maior número de pontos por equipe durante as etapas e receberá como prêmio um Troféu. O Vice Campeão será aquele que obtiver o segundo maior numero de pontos por equipe nas etapas e receberá um troféu. O terceiro colocado, também neste critério, receberá um troféu
DAS ETAPAS
Art. 30 – Serão realizadas 6(seis) etapas ao longo do ano letivo de 2009.

Art. 31 – As escolas interessadas em sediar uma das etapas deverão fazer solicitação, via oficio do Diretor(a) da unidade escolar endereçado ao DEF/SEED.

Art. 32 – As escolas promotoras das etapas terão sob sua responsabilidades:

a- Lanche e almoço para os participantes;
b- Mesas e cadeiras suficientes para os participantes;
c- 1(um) Computador a disposição da equipe de Arbitragem;
d- 100(cem) folhas de papel chamex A4;
e- Local apropriado para a competição;
f- Uma caixa de som com microfone
DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 33 - Os casos omissos serão resolvidos pela Supervisão da Modalidade e Comissão Técnica Esportiva.