quinta-feira, 13 de novembro de 2008

REGULAMENTO DO CIRCUITO 2008

I Circuito de Xadrez das Escolas Públicas de Sergipe 2008

Regulamento do Circuito



DO OBJETIVO

Art.. 1º - A Competição de Xadrez do I CIRCUITO DE XADREZ DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SERGIPE, uma iniciativa do DEF/SSED, será baseada nas Regras Oficiais de arbitragem da Federação Internacional de Xadrez e as demais Normas contidas neste Regulamento e tem como objetivo Promover a prática do xadrez nas escolas públicas de Sergipe através de um circuito de torneios de xadrez, composto por uma série de etapas realizadas ao longo do ano nas escolas públicas
(estaduais,municipais e federais) de Sergipe.

DA ORGANIZAÇÃO

Art.. 2º - A Comissão Técnica - CT é responsável pelas questões técnicas do circuito.

Art.. 3º - A CT é composta por Membros Anuais (1 representante de cada entidade realizadora de uma etapa - ER) e Membros Permanentes ( 1 representante da FESEX, 2 representantes da SEED).

Art.. 4º - Os representantes na CT das escolas que realizarão as etapas atuarão efetivamente após sua proposta haver sido aceita pelos membros anuais da CT.
Art.. 5º -As questões administrativas e financeiras do CXEPSE são de responsabilidade do CT.
Art.. 6º - Todas as etapas serão válidas para o rating FESEX de Xadrez ESCOLAR.
Art.. 7º- Após o término de cada etapa, a Comissão Técnica terá 48h para homologar os resultados.
Art.. 8º - As escolas interessadas em realizar uma etapa deverão formalizar este interesse junto a CT, comprometendo-se a cumprir as condições estabelecidas.
Art.. 9º - O número de atletas inscritos: por escola e por categoria ,será decidida pela CT, conforme a disponibilidade de material( jogos e relógios) e a estrutura do local do evento.
Art.. 10 - Em cada etapa, os regulamentos do circuito deverão estar em edital no local do evento.
Art.. 11- Após o término de cada etapa, os árbitros deverão passar os resultados para a Comissão Técnica que homologará os resultados.

DAS INSCRIÇÕES

Art.. 12- As escolas públicas(estaduais,municipais e federais) interessadas em participar do Circuito poderão inscrever-se com os organizadores do evento no período indicado na ficha de inscrição.
Art.. 13- Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição para todo o circuito.
Art.. 14 - Cada escola poderá inscrever em sua equipe até 03(três) enxadristas por categoria e sexo. Todos os alunos deverão estar freqüentando regularmente a escola.


DAS CATEGORIAS

Art. 15 - A Competição será realizada em 03 (tres) categorias (A e B), nos sexo masculino e feminino, obedecendo a seguinte faixa etária: Categoria “A” – até 14 (catorze) anos (nascidos a partir de 1993). Categoria “B” – de 15 (quinze) anos acima (abaixo de 1993 ).

DO CAMPEONATO DE XADREZ

Art. 16 - O Campeonato de Xadrez será disputado na seguinte prova:
Xadrez Rápido por equipe;

Parágrafo Primeiro - Na Prova por Equipe, as Escolas serão representadas por até 03 (tres) atletas/alunos . Nos Matchs, o primeiro tabuleiro de cada equipe não poderá estar vago.

Art. 18 - O Campeonato terão o seguinte tempo de reflexão:
Xadrez Rápido com ritmo de 15min para cada jogador (com uso de relógio) ou vinte minutos livre e com relógio com ritmo de 5minutos para cada.

Art. 19 - As equipes e jogadores que não se apresentarem dentro do prazo de tolerância, perderão por ausência, sendo eliminados da Competição. Xadrez Rápido – 15min para cada jogador.

Art. 20 - O Sistema de Disputa será o seguinte: Até 05 (cinco) Equipes – Sistema Schuring em turno único; Mais de 05 (cinco) Equipes – Sistema Suíço em 05 (cinco) rodadas.

Art. 21 - Os pontos conquistados pelos adversários de um concorrente, no Sistema Suíço ou Schuring, que foram eliminados ou desistentes, permanecerão computados.
Art. 22 - Critérios para o Sistema de Desempate, para determinação das premiações individuais e por escola, serão dirimidos como segue:

Parágrafo Primeiro - Em Competição realizada pelo Sistema Suíço; Milésimos Totais; Milésimos Medianos; Maior Índice Sonneborn-Berger; Pontuação Progressiva Acumulada; Menor Idade

Parágrafo Segundo - Em Competição de Xadrez por Equipes realizada pelo Sistema Schuring; Maior índice Sonneborn; Maior número de vitórias Coletivas; Maior número de vitórias Individuais; Confronto direto entre os primeiros tabuleiros, e assim, sucessivamente até uma decisão; Menor Idade do primeiro tabuleiro.

Art. 23 - Os participantes deverão apresentar-se devidamente uniformizados, assim como apresentar a Carteira de Identidade (original).

Art. 24 - A classificação final da Modalidade de Xadrez, para as respectivas categorias e sexos, dar-se-á pela soma dos pontos obtidos na prova;

Art. 25 - A Contagem de Pontos será dentro da seguinte Tabela de Pontuação:
1º Lugar - 14 pontos
2º Lugar - 11 pontos
3º Lugar - 08 pontos
4º Lugar - 06 pontos
5º Lugar - 03 pontos
6º Lugar - 01 ponto

Art. 26 - Para a formação da pontuação por escola serão considerados a cada etapa o somatório dos pontos dos competidores masculino e feminino em cada uma das categorias individuais correspondentes.

Art.27 - Em caso de empate na Classificação Final, entre dois ou mais Estabelecimentos de Ensino, será utilizado para o desempate, a melhor classificação obtida pelas equipes na ordem das etapas;

Art. 28 - Na competição cada jogador inscrito deverá levar um relógio, um tabuleiro e um jogo de peças.

DO CONGRESSO TÉCNICO

Art. 29 - Serão entregues no dia da Reunião Técnica os emparceiramentos das primeiras rodadas.
Parágrafo único. O emparceiramento, será feito através do Programa SWISS PERFCT


DA PREMIAÇÃO

Art. 30 - Apenas os 3 melhores colocados em cada etapa e em cada categoria receberá premiação individual.
Art. 31 - O Campeão Geral do Circuito será aquele que obtiver o maior número de pontos por equipe durante as etapas e receberá como prêmio um Troféu. O Vice Campeão será aquele que obtiver o segundo maior numero de pontos por equipe nas etapas e receberá um troféu. O terceiro colocado, também neste criterio, receberá um troféu

DAS ETAPAS

Art. 32 – Serão realizadas 6(seis) etapas ao longo do ano letivo de 2007.
Art. 33 – As escolas interessadas em sediar uma das etapas deverão fazer solicitação, via oficio do Diretor(a) da unidade escolar endereçado ao DEF/SEED.
Art. 34 – As escolas promotoras das etapas terão sob sua responsabilidades:

a- Lanche para os participantes;
b- Mesas e cadeiras suficientes para os participantes;
c- 1(um) Computador a disposição da equipe de Arbitragem;
d- 100(cem) folhas de papel chamex A4;
e- Local apropriado para a competição;
f- Uma caixa de som com microfone

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 32 - Os casos omissos serão resolvidos pela Supervisão da Modalidade e Comissão Técnica Esportiva.

Nenhum comentário: